Argentina, à la Barça leva vantagem sobre Uruguai nas estatísticas

14/07/2011 16:28

A ideia da Argentina em praticar um futebol à la Barcelona, com muito toques e posse de bola, é comprovada pelas estatísticas da primeira fase da Copa América. A seleção dos hermanos é a que mais acertou passes até agora (1.190), com o volante Javier Mascherano, curiosamente atleta do clube catalão, sendo o melhor passador do torneio (173 toques precisos).

Logo atrás, mais dois hermanos que defendem o Barça: Gabi Milito (131) e Messi (123). Prova desse estilo pode ser vista no terceiro gol da vitória de 3 a 0 sobre a Costa Rica. Foram 32 toques até o chute de Di María.

Rival da Argentina nas quartas de final, o Uruguai não é muito de passar a bola, com apenas 458 toques, atrás de Brasil, segundo nas estatísticas (1.188), e mais outras cinco seleções.

A Albiceleste também leva vantagem quando o assunto é arrematar ao gol adversário. Os argentinos foram os que mais chutaram na fase de grupos da Copa América com 51 finalizações, 13 a mais que a Celeste Olímpica. Agüero, que só foi titular em uma partida, é o que mais arrematou: dez vezes. Messi e Higuaín vêm logo atrás com oito.

Descendo o sarrafo

Por outro lado, Argentina e Uruguai, que se enfrentam no sábado, em Santa Fé, estão praticamente iguais em uma estatística nada agradável. Depois da Bolívia, que já deu adeus à competição, os rivais são os que mais bateram na competição. Fazendo jus à fama de futebol viril, a Celeste cometeu 56 faltas, enquanto os anfitriões da Copa América fizeram 53. Mascherano é o “carniceiro” do torneio com 11 faltas.