Recuperação de 2005 pode servir de exemplo para o lanterna Atlético-PR
A reação do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro de 2005 pode servir de exemplo - ou, pelo menos, inspiração - para o atual grupo rubro-negro. Há seis anos, o Furacão era o lanterna depois de dez rodadas, com três pontos conquistados. Na ocasião, o Furacão foi vencer apenas na 11ª rodada, quando fez 1 a 0 sobre o Coritiba, na Arena da Baixada. O time deu uma arrancada e terminou a competição no sexto lugar, com 61 pontos - nove a menos que o Palmeiras, último classificado para a Taça Libertadores.
Técnico rubro-negro há seis anos, Antônio Lopes - hoje no América-MG - comenta o que a comissão técnica fez para recuperar aquela equipe, que tinha perdido a final da Libertadores para o São Paulo. Para o "Delegado", o trabalho do preparador físico Riva Carli foi o diferencial.
No atual Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR tem dois pontos e também está no último lugar. E a primeira vitória, assim como em 2005, também pode vir na 11ª rodada. No sábado, o Furacão recebe o Botafogo, na Arena. - Tivemos uma espécie de inter-temporada nas dependências do CT do Caju. O trabalho do Riva foi fundamental. A gente acordava cedo, trabalhava em três períodos. Ganhamos condicão física e subimos de produção. A equipe quase chegou na Libertadores - disse Lopes, por telefone, ao Globoesporte.com. Agora concorrente do Furacão na luta contra o rebaixamento, Antônio Lopes, técnico do vice-lanterna América-MG, diz que o atual grupo atleticano parece ter condições de reagir, talvez não como em 2005, mas o suficiente para permanecer na Série A. - O Atlético conta com um grupo bom, mas está numa situação complicada, mais ou menos idêntica com a de 2005. Não posso falar se vai conseguir, mas parece ter condições, sim - comentou Lopes. A atual diferença do Atlético-PR para o último fora da zona de rebaixamento também é semelhante à de seis anos atrás. O Furacão tem, hoje, oito a menos que o Bahia, 16° colocado. Em 2005, ele tinha sete pontos a menos que o Figueirense, primeiro fora da Z-4. O próximo compromisso - e a chance da primeira vitória - é contra o Botafogo, às 18h30m (de Brasília) de sábado, na Arena da Baixada. O elenco rubro-negro, que se reapresentou na segunda-feira, volta aos treinos na manhã desta terça-feira, no CT do Caju.