Revelação: Surfistas dizem como superar a pressão na hora da competição

15/07/2011 00:18

 

Tão certa como a bola no futebol ou a prancha no surfe é a pressão que os atletas sofrem nos momentos decisivos. Se nos esportes coletivos cada jogador se sente pressionado a conquistar o resultado esperado, nas modalidades individuais o atleta não tem um companheiro para dividir a responsabilidade. No surfe, por exemplo, cada um é responsável por seu próprio desempenho.

Em busca da melhor onda e sob os olhares do público na areia, os atletas reunidos em Búzios (Região dos Lagos do Rio) para a segunda etapa do Brasil Surf Pro (BSP) explicam como aprenderam a lidar com a pressão. Há 18 anos surfando, o atual campeão da competição, Jano Belo, usa a experiência para evitar o nervosismo durante as competições.

- Eu já excluí a pressão do meu trabalho. Quando vou para um evento, procuro ter meu equipamento em dia, as pranchas boas e me preparar física e psicologicamente. Mas, é claro, uma vez ou outra sempre dá aquele friozinho na barriga - revelou.

Segundo Marcelo Andrade, diretor executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), uma medida eficaz é um bom planejamento.

- O melhor remédio contra a pressão no surfe é um bom planejamento, uma boa preparação, um bom manager, que é o cara que vai te ajudar no lado psicológico.

Marcelo frisa que aprender a conviver com a cobrança é importante, mas que o atleta deve relaxar e aproveitar a onda quando estiver surfando.

- Esse esporte é lindo. Se você não souber curtir e pegar boas ondas, não vale a pena praticar - finalizou.