Confirmada pela FIA a liberação do difusores para o restante da temporada 2011
Depois de as equipes entrarem em acordo sobre a regra do escapamento aerodinâmico (ou difusor soprado), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quinta-feira que não limitará o uso do sistema no resto da temporada 2011. A novela parecia ter chegado ao fim no domingo - depois do fim de semana polêmico no GP da Inglaterra - quando os times entraram em consenso. Porém, a decisão da entidade - de voltar atrás e descartar o regulamento - ainda estava em aberto.
- Todos os carros vão correr nas condições de Valência, para o restante da temporada - informou o documento oficial da FIA.
A entidade afirmou também acreditar que não haverá protestos, por parte das equipes, sobre qualquer mapeamento de motor e questões de escapamento aerodinâmico nesta temporada.
- Além da parte principal do acordo alcançado nas reuniões, foi ainda acordado que nenhuma equipe iria levantar um protesto contra esse e outros assuntos para o resto da temporada.
A regra da limitação do uso do difusor soprado, integrado ao escapamento de gases, passou a valer no GP da Inglaterra. Antes disso, as equipes podiam utilizar livremente o sistema, acionado na aceleração do carro. Para algumas escuderias, o novo regulamento tinha como objetivo reduzir o domínio da austríaca RBR, de Sebastian Vettel.
O sistema, no entanto, terá novas mudanças no ano que vem. A partir de 2012, o escapamento passará a funcionar de outra forma, de acordo com o novo regulamento.